Com o Natal e o Réveillon batendo à porta, aumenta a expectativa com as ceias típicas de tais comemorações. No entanto, a comilança comum dessas confraternizações pode ser motivo de preocupação, especialmente para pessoas que têm objetivos físicos, como emagrecimento ou ganho de massa, por exemplo. Afinal, é possível evitar o ganho de peso sem passar vontade nas festas de fim de ano?
+ Dicas de procedimentos não cirúrgicos para preparar o corpo para o verão
+ 10 alimentos ricos em fibras para sua dieta
Fran Petersen, personal trainer e pós-graduada em nutrição esportiva, garante: “Um curto período de tempo não irá afetar seus hábitos reais. Seria como tirar umas férias. (…) Então, se você tem bons hábitos ao longo do ano, sair da rotina alguns dias não afetará seus resultados, nem mesmo sua saúde.”
Para conseguir tal feito, a profissional destaca a importância do equilíbrio — o que considera como “segredo para viver bem, saudável e feliz”. “Quando você proíbe determinado tipo de alimento, parece que a pessoa quer mais aquilo que não pode, criando compulsões desnecessárias. Então, minha dica é comer quando tem desejo, não se limitando a dietas restritas e não se culpando”, reflete.
Segundo Fran, fazer substituições mais saudáveis é uma boa opção. No entanto, não há problema em consumir moderadamente alimentos considerados “fora da dieta”. “Com isso, você vera uma mudança incrível, não somente física, como também da mente. E quando você muda o modo de pensar, muda de dentro para fora. A mente domina suas ações, quando conseguir controlar isso, automaticamente, manter uma dieta não sera mais um sacrifício, será um estilo de vida”, justifica.
Nas festas de fim de ano, comumente marcadas por opções mais calóricas, Fernanda orienta fazer compensações durante as refeições. “Por exemplo, se você quer comer uma torta de chocolate depois do almoço, o ideal seria comer menos nas principais refeições, criando uma compensação de calorias, para que ao final do dia não ultrapasse a quantidade diária que seu corpo necessita”, ensina.
Por fim, a profissional destaca as bebidas alcoólicas, típicas das confraternizações, como um dos principais “vilões” da dieta. Afinal, são ricas em calorias e, ainda, favorecem a retenção de líquidos. Sendo assim, vale reduzir tal consumo, bem como intercalá-lo com a ingestão de água.